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Tecnologia tipo exportação


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por obile

Ao transformar o know how de inovação em ativo comercial, Bem projeta nova virada de chave em sua trajetória

A qualidade da retaguarda técnica sempre foi uma das armas da Bem Promotora no disputado setor de crédito consignado. Com a aposta crescente na digitalização e o surgimento de novas soluções, essa área passou a receber cada vez mais importância. As iniciativas elaboradas pelo departamento de Tecnologia e Inovação ajudaram a aprimorar a operação de diferentes formas nos últimos anos. É o caso do projeto Paperless, criado para mitigar o uso de papel e acelerar a digitalização.

O conceito paperless está por trás de uma das principais soluções geradas pelos labs de inovação da empresa: o Bem Sign. Trata-se de uma plataforma de assinatura eletrônica pensada para agilizar o processo de comercialização de crédito consignado. O embrião do projeto surgiu em 2019. Em seguida, a ferramenta passou a ser testada e validada em uma série de rotinas internas, sob acompanhamento contínuo do Departamento de Produtos e da Unidade Jurídica. 

Atualmente, o Bem Sign é uma das soluções mais utilizadas tanto pela rede de lojas próprias quanto pelos correspondentes bancários (corbans). A plataforma é baseada em biometria e emprega o reconhecimento facial para conduzir o processo de contratação do empréstimo. Assim, todos os trâmites transcorrem de maneira online. A documentação é 100% digital. Ou seja, não é necessário imprimir nem guardar registros físicos. Isso diminui o tempo gasto e contribui para a prevenção de fraudes. Sem contar a redução do impacto no meio ambiente.

A utilidade do Bem Sign chamou a atenção de players parceiros, que adquiriram a tecnologia de assinatura eletrônica com o intuito de utilizar em suas próprias demandas. Foi a primeira vez que a Bem comercializou uma de suas soluções nativas. Esse movimento inaugurou um novo modelo de negócio e viabilizou uma perspectiva inédita de atuação para a marca. 

Não à toa, a exploração de oportunidades na área de fornecimento tecnológico é o grande diferencial do último PE. A proposta é estudar maneiras de capitalizar toda a expertise adquirida pela Bem na elaboração de ferramentas digitais até aqui. O foco é expandir a representatividade para além das fronteiras do cenário financeiro. A marca, assim, pretende alinhar-se a setores e negócios que necessitem de soluções em validação e autenticação digital.

10 milhões

É o número de documentos assinados pela plataforma Bem Sign desde a sua concepção, em 2019.

187 milhões

de reais foi o valor movimentado pelo setor de seguros brasileiro no primeiro semestre de 2023, um crescimento de 7% em relação ao mesmo período do ano anterior. O dado é da Superintendência de Seguros Privados (Susep).

Pioneirismo em muitas frentes

O pioneirismo tecnológico da Bem Promotora não se restringe a ferramentas direcionadas ao setor de crédito consignado. Em 2017, por exemplo, a empresa criou a assistente virtual Nina. A IA atende o time de vendas e os parceiros comerciais, oferecendo informações sobre os produtos da Bem e o setor financeiro. Atualmente, a Nina está aprimorando a sua capacidade de processamento com base em técnicas de machine learning. Vale lembrar que a Alexa, o primeiro gadget desse tipo, chegou ao Brasil apenas em 2019. A Bem passou a integrar seus sistemas de Business Intelligence a ela e ao Google nesse mesmo ano.

Outra inovação é o Bem Focus, um óculos inteligente semelhante ao Google Glass. A ferramenta, lançada em 2022, é exclusiva do departamento Comercial da Bem. Em um piscar de olhos, os vendedores conseguem acessar diferentes dados que podem auxiliar na abordagem ao cliente. As informações são extraídas do Racom, um radar comercial interno que também pode ser consultado por aplicativo.

Mais fôlego para os seguros

A Bem Corretora, fundada em 2013, ganhou uma atenção especial nas projeções da empresa. O novo posicionamento tem o intuito de acompanhar as oportunidades de um mercado em franca expansão. “As mudanças ocorridas no mundo reforçaram essa nova direção. Pretendemos ampliar a oferta de soluções focadas na proteção de antigos e novos clientes, seja no âmbito material, de saúde ou familiar”, explica Jonas Matone, gerente de Marketing. 

Atualmente, o setor de seguros movimenta cerca de R$ 400 bilhões por ano no país, de acordo com a Federação Nacional dos Corretores de Seguros Privados (Fenacor). E apenas um em cada dez brasileiros tem uma apólice contratada. Ou seja, há um campo vasto a ser explorado. Por isso, a Bem Corretora revigorou seu mix de coberturas. O portfólio passou a incluir proteções contra acidentes pessoais, seguro de vida para funcionários públicos e assistências de saúde e domésticas, além de títulos de capitalização. Líder nacional em diferentes segmentos, a Icatu Seguros é a principal parceira da Bem no setor.

Canais a pleno

A logotipia da Bem Corretora foi remodelada para marcar o novo momento na área de seguros. Também foram criados canais específicos nas redes sociais. Aqui, o destaque vai para o LinkedIn, que trará um radar com as principais tendências e notícias do segmento. Conheça em linkedin.com/corretorabem.

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