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A nova marca da Bem

Empresa renova identidade visual para agregar valores como agilidade, bem-estar, ética e eficiência


Por Rodrigo Oliveira
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por bem2030

Consolidar a cultura corporativa é uma missão que a Bem Promotora coloca em prática todos os dias. Nos últimos anos, sempre em parceria com os colaboradores, a empresa buscou definir quais eram os principais traços de sua identidade. Acolhimento, segurança e agilidade são algumas das características que acompanham a trajetória da companhia. E esse jeito de ser foi refletido no design mais recente da marca — apresentado em junho de 2021. 

O logo traz uma estilização das letras B e P, mantendo as cores tradicionais da Bem — laranja e azul. Outro ponto importante em relação ao novo design é a valorização dos talentos, um dos pilares da cultura organizacional da empresa. Isso porque a arte foi totalmente desenvolvida pelo time de marketing. “Esse desafio foi uma realização pessoal. Tenho orgulho de fazer parte dessa história”, afirma Isadora Weidlich, designer gráfico responsável pelo projeto. 

Mudanças estratégicas 

A reforma teve como objetivo reposicionar a empresa, com a nova fase marcada pela transformação digital. Além disso, reforça a intenção de gerar impacto entre os clientes, colocando-a na dianteira do mercado. “Dispomos agora de uma identidade que faz justiça ao momento de maturidade da Bem.” 

A designer também diz que a reformulação da identidade visual integra uma estratégia maior, uma vez que “celebra as conquistas já obtidas, sem deixar de olhar para o futuro”. Para enfatizar esse ponto de vista, a Bem optou por preservar o azul e o laranja no redesenho da assinatura gráfica. Por outro lado, a marca agora conta com um efeito de gradiente, que evidencia o dinamismo. 

Bastidores da novidade 

Desde o início da pandemia, a empresa especializada em crédito consignado acelerou mudanças com o objetivo claro de criar uma cultura orientada por dados. Ao mesmo tempo, renovou sua estratégia para um modelo totalmente centrado nas pessoas. Essa mescla é fruto da resiliência adquirida ao longo dos anos, hoje vivenciada de ponta a ponta. “Em sintonia com essa mentalidade, o diálogo entre áreas se mostrou indispensável para aproveitar a oportunidade”, explica Weidlich. 

As transformações aceleradas pela covid-19 também entraram na equação. A identidade buscou influências no minimalismo, cada vez mais adotado pelas fintechs. Para chegar ao resultado, o processo criativo contou com diversas etapas, como brainstorms, benchmarking, ajustes e aprovações. “Podemos dizer com orgulho que a nova identidade foi feita em casa”, complementa.  

DIVERSIDADE NA PRÁTICA 

Bem consolida mudança gráfica na comunicação de iniciativa permanente de inclusão 

No início, era um programa de estímulo à diversidade. Hoje, é um requisito para permanecer na Bem. Essa é a história de evolução do SER, o conceito que norteia as políticas de inclusão da empresa. Para demarcar essa jornada, o SER ganhou uma nova identidade visual. 

A logotipia original foi criada pela iNÓSS, parceira da Bem. Já o novo trabalho, apresentado internamente no mês de agosto, ficou a cargo do departamento de marketing. “Modificamos a marca para tornar a comunicação ainda mais didática. Esse é o objetivo principal”, explica Pedro Soares, analista de marketing responsável pela arte. 

No que consiste a mudança 

O SER trabalha cinco pilares (em cores diferentes) para desenvolver atividades e divulgações sobre inclusão:  

Agora, tanto o logotipo quanto os planos de fundo do SER estampam um degradê em várias tonalidades. A mudança não é à toa. “Serve para mostrar como é possível criar algo novo quando se inclui o diferente”, diz Soares. Ele integra os Guardiões da Diversidade, grupo de colaboradores que dissemina a cultura do SER internamente. 

“Tenho um envolvimento pessoal com o combate ao preconceito. É uma alegria poder ajudar a consolidar valores tão importantes na cultura da Bem”, complementa. A transformação do SER dá continuidade a um processo iniciado com a atualização da marca da Bem, ocorrida em junho. 

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