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Atestado de maturidade


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por obile

Bem aposta na agilidade e na orientação por dados como trunfos para garantir uma gestão sólida e aberta à inovação

trajetória da Bem Promotora é marcada por inúmeras transformações. Uma das viradas decisivas ocorreu em 2015, com a implementação do primeiro Planejamento Estratégico (PE). De lá para cá, o PE guiou os passos de uma remodelação cultural que colocou a Bem na linha de frente do setor financeiro em termos de inovação digital. “Sabíamos que era um movimento vital não só para nossa evolução no mercado de consignado, mas para a própria sobrevivência do negócio”, destaca Gustavo Fiuza, há dez anos no cargo de CEO da empresa. “O trem da história estava passando de maneira acelerada. Era preciso embarcar.” 

O PE definiu o binômio Pessoas + Tecnologia como base de atuação da Bem. A inovação ganhou primazia nessa fórmula, com investimentos direcionados à criação de soluções adaptadas às necessidades do setor de crédito consignado. É o caso do BemApp, o primeiro aplicativo com foco em portabilidade para empréstimos em folha. O BIC (Bem Integrado ao Corban), uma plataforma de APIs pioneira no segmento, também surge nos laboratórios de tecnologia da empresa. 

87%

É o índice de colaboradores da Bem que passou a priorizar os resultados-chaves em relação às outras atividades da área.

100%

Dos membros da equipe entendem que o OKR contribuiu para a evolução da visão de futuro e objetivos da empresa.

DNÁgil

Em nível organizacional, a Bem abraçou a agilidade como norteador. Esse direcionamento é materializado no PMO Agile, um escritório dedicado a disseminar as metodologias ágeis entre os diferentes departamentos. O PMO se tornou protagonista de um novo salto de governança. Em 2020, em meio à pandemia, a Bem elaborou o seu primeiro PE trienal, de modo completamente online e orientado por práticas ágeis. Atualmente, o agilismo é parte intrínseca do DNA da Bem. Um exemplo é a utilização do sistema OKR (Objectives and Key Results), aplicado a partir de 2022. O framework, popularizado por startups do Vale do Silício, estabelece metas escalonadas. São objetivos definidos para viabilizar resultados em nível macro, no âmbito dos departamentos e até mesmo na esfera individual, de acordo com as tarefas de cada colaborador.

Ciclo renovado

A Bem começa a trilhar um novo ciclo trienal em 2024. O primeiro objetivo do planejamento é reforçar posicionamentos conquistados ao longo dos últimos anos. Um deles é o destaque alcançado no setor de crédito consignado, linha de financiamento fundamental na alavancagem da economia interna. De acordo com o Banco Central, os empréstimos com desconto em folha movimentam cerca de R$ 600 bilhões anuais no país.

A entrada de novos players, como as fintechs, vem acirrando a disputa por esse mercado. Daí a importância de redobrar a aposta em tecnologia e agilidade para manter a competitividade em alta. “As plataformas online, com venda direta, serão cada vez mais importantes nesse cenário. Queremos nos aproximar do cliente final por meio desses canais, proporcionando uma jornada ágil e segura ao longo de todo o atendimento”, adianta Bruno Fronza, diretor Administrativo e Financeiro. Além de ratificar e incrementar a importância do seu core business, a Bem mira a expansão em duas frentes no próximo triênio: seguros e tecnologia.

Representatividade total

O PE da Bem é elaborado por um Comitê de Planejamento Estratégico, formado por representantes de todos os departamentos. Esse núcleo tem a função de conduzir a execução e acompanhar o desempenho do plano nas esferas econômica, financeira e operacional.

Rota Transversal

Há quatro trilhas na governança da Bem: tecnologia, operacional, comercial e administrativo. Os projetos podem recrutar mais de uma vertical, criando sinergias entre elas para extrair o melhor de cada setor e ampliar o pertencimento. “O modelo contribui nos processos e dá maior clareza aos envolvidos. Cada um exerce a sua especialidade, respeitando as questões burocráticas”, explica Ronaldo Ávila Jr., superintendente Administrativo e de Controladoria da Bem.

De olho nas regras

Além da inovação e do pioneirismo, a ética é outro valor que norteia a Bem Promotora em todas as suas ações. A preocupação com esse tema está materializada nos cuidados com o compliance. Anualmente, a Bem organiza a Compliance Week, uma semana de capacitação com foco em reforçar a importância das condutas internas para redução de riscos e o alinhamento da empresa às normas vigentes. A qualificação reforça o comprometimento e a responsabilidade da marca com seus stakeholders e com a sociedade.

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