Home Inside Bem O legado dos troféus

O legado dos troféus

Premiações conquistadas ao longo dos últimos anos atestam a jornada de consolidação da cultura corporativa da Bem


Ana Carolina Stobbe
1
por obile
Bem Promotora ganha prêmios

Fruto de um trabalho coletivo. No futebol, essa costuma ser a explicação dada quando um clube alcança um título. Na Bem Promotora, não é diferente. Desde 2019, a empresa vem ganhando destaque em premiações que chancelam não só a coerência de sua cultura organizacional, mas o talento e o engajamento de seus quase 400 colaboradores. Mais do que um selo, essas conquistas trazem um legado de melhoria percebido de maneira ampla.

Um dos melhores exemplos são os rankings da consultoria Great Place To Work (GPTW), uma disputa exclusiva para empresas certificadas pela instituição. A Bem integrou a lista das Melhores Empresas para Trabalhar no Rio Grande do Sul nas últimas quatro edições (2019 a 2022). Já a unidade do Rio de Janeiro figura no ranking desde 2020. A empresa também aparece em avaliações nacionais, como o GPTW Mulher e o GPTW Serviços Financeiros.

Tanto a certificação quanto o ranking são organizados a partir de uma pesquisa feita com os colaboradores. Para Daniele Csaszar, coordenadora de RH da Bem, um ponto positivo dessa premiação é justamente dar voz aos membros da equipe, permitindo que possam ser sinceros sobre o que os agrada ou precisa ser mudado. Com esses diagnósticos, é possível realizar transformações positivas, de forma a atender às necessidades do time.

A avaliação de Juliano Mirapalheta Sangoi, gerente jurídico e DPO da Bem, também vai nesse sentido: “A cada ciclo do GPTW, os problemas são solucionados e o engajamento aumenta. Isso faz com que as pessoas se sintam em casa, trabalhando em um ambiente confortável”, diz Sangoi, que está na empresa há três anos. “Nesse período, noto o quanto a união se fortaleceu e o quanto crescemos como equipe.”

É possível metrificar essas melhorias a partir de avaliações feitas em áreas abordadas pelas pesquisas. “Os levantamentos de cada premiação trazem os pontos positivos e de melhoria da empresa. Percebemos que, de um ano para o outro, aumentamos a pontuação em áreas que não estavam tão boas”, explica Walmir Cabral, superintendente comercial das regiões Norte, Nordeste e Sudeste. Também foram criados grupos de trabalho e ações para responder a demandas internas. É o caso da plataforma de reconhecimento Feedbem, finalista da edição de 2022 do Top de Marketing ADVB/RS (veja ao lado).

Outro case de sucesso foi o Agile Quest, uma capacitação com foco em agilismo e transformação digital. A ação utilizou conceitos de gamificação para reforçar ambos os direcionamentos. O Agile Quest ficou em quinto lugar na categoria Times da premiação Agilidade Brasil 2022, organizada pelo hub Agile Trends. O projeto foi conduzido pelo PMO Agile, setor responsável pelas metodologias ágeis na Bem.

Relacionados

O portal Bem 2030 utiliza a tecnologia de cookies para coletar seus dados de navegação.
Isso nos ajuda no processo de melhoria da experiência online do usuário, garantindo uma maior personalização do conteúdo e dos anúncios publicitários. Estou ciente

Privacidade