Home Inside BemBem Ligado Lição de resiliência

Lição de resiliência


0
por bem2030

A Bem também foi impactada pelas enchentes no Rio Grande do Sul, especialmente em sua estrutura de processamento de dados. Diante disso, o departamento de TI ativou um plano emergencial para garantir a continuidade dos negócios. A solução do site de contingência no data center do Banrisul, implementada há três anos, foi fundamental durante a crise.

“Na TI, costumamos dizer que quem tem dois, só tem um; e quem tem um, não tem nenhum. Essa máxima se tornou realidade durante a enchente em Porto Alegre, quando perdemos todas as fontes de energia do nosso data center principal. Além das soluções disponíveis, a competência técnica, a criatividade e a determinação da equipe foram essenciais nesse momento de transição”, afirma Ricardo Nenê, Diretor de Tecnologia e Inovação da Bem Promotora.

À medida que as previsões de elevação do nível do Guaíba se confirmavam, a equipe monitorou a situação e, ao identificar o alerta, iniciou imediatamente a migração dos servidores virtuais para o ambiente de contingência. A ativação desse site foi apenas o primeiro passo. Outros problemas rapidamente surgiram devido ao cenário caótico da infraestrutura – e se propagaram pelos demais bairros da cidade, em efeito dominó. Nesse contexto desafiador, soluções criativas e a determinação do time, aliadas à sua capacidade técnica, fizeram toda a diferença para superar os obstáculos e assegurar a continuidade das operações.

Apesar de a enchente no centro de Porto Alegre ter persistido por dias, o planejamento prévio e a competência técnica garantiram que a operação da Bem permanecesse ativa, demonstrando o preparo e a resiliência da empresa.

Tecnologia para compartilhar

Além da atuação no setor de crédito consignado e venda de seguros, a Bem Promotora é também uma empresa de tecnologia. Tanto que algumas das soluções criadas internamente já estão sendo comercializadas para parceiros do mercado. É o caso do Banrisul, um dos sócios da Bem.

Durante as enchentes de maio, muitas pessoas perderam documentos essenciais – e isso dificultou o acesso a benefícios emergenciais no banco. A solução para o problema veio por meio do BemSign, uma tecnologia de biometria facial criada pelos profissionais da Bem e hoje utilizada pelo Banrisul.

Além dessa solução, outras inovações da área de segurança da informação criadas pela empresa estão sendo implementadas pelo banco.

Relacionados

O portal Bem 2030 utiliza a tecnologia de cookies para coletar seus dados de navegação.
Isso nos ajuda no processo de melhoria da experiência online do usuário, garantindo uma maior personalização do conteúdo e dos anúncios publicitários. Estou ciente

Privacidade