Entregas simples, constantes e de valor – no menor tempo possível. Essa é uma das definições mais diretas acerca da funcionalidade e dos objetivos das metodologias ágeis, um conjunto de práticas e ferramentas pensadas para otimizar diferentes processos. Não à toa, esse princípio está no Manifesto de Agilidade e Inovação, criado para impulsionar ainda mais a cultura ágil e a Inovação na Bem.
Métodos ágeis, como Scrum e Kanban, já são praticados por vários times da Bem, há bastante tempo. Um DNA de agilidade, entretanto, deve ir além dos frameworks tradicionais e avançar para um entendimento global desses fundamentos. “Isso envolve a criação de um ambiente orientado pela agilidade e inovação, com autonomia das equipes, comunicação clara, entrega contínua de valor e melhoria constante”, diz a agile coach Lori Rocha.
As diretrizes do Manifesto incentivam essa construção coletiva, baseada na experimentação e na diversidade de opiniões.
“Valorizamos muito a colaboração. E o Manifesto vem como um convite para que todas as pessoas e áreas participem ativamente da construção desse futuro”, completa a analista de inovação Cecília Azevedo. Antes mesmo do Manifesto, a Bem já vinha buscando uma maior disseminação das práticas ágeis. E isso se deu de diversas formas, incluindo eventos, treinamentos e workshops internos.
Outra inovação foi a participação do Project Management Office (PMO), o setor responsável pelo agilismo, em eventos de outras áreas. Diferentes departamentos passaram a contar com a utilização de dinâmicas métodos ágeis em seus encontros e capacitações. “Incentivamos que cada evento da empresa incorpore princípios ágeis, inovadores e práticas alinhadas ao ESG, promovendo sustentabilidade, transparência, ética e inclusão, reforçando nosso compromisso com o futuro”, pontua Bruna Sibirino, analista de PMO.
Dinamismo Global
Além do PMO, a Bem ganhou uma nova iniciativa ligada à agilidade e Inovação. Trata-se do Hub de Agilidade e Inovação. Criado em 2023, com outra nomenclatura, o grupo multidisciplinar reúne talentos dos setores de RH, PMO e Inovação. O intuito é coordenar iniciativas com foco em reforçar os preceitos trazidos no Manifesto.
Frutos da inovação
60/60
A cada 10 empresas que adotam métodos ágeis, seis alcançam aumento de produtividade e do lucro em até 60%
30%
É o aumento médio da satisfação dos clientes verificado pelas empresas que aderem ao agilismo
5 a 10 vezes
É o nível de aceleração dos processos promovido pela aplicação das metodologias ágeis
Fontes: McKinsey e Harvard Business Review