Os problemas psicológicos são a principal causa de afastamento do trabalho, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Em um cenário assim, cabe às organizações dedicarem atenção redobrada ao bem-estar dos colaboradores. E esse é um compromisso diário da Bem. Tanto que, em 2024, a empresa recebeu a Certificação em Saúde Mental pela Great People Mental Health (GPMH), uma organização ligada ao Great Place To Work (GPTW).
O selo atesta um ambiente de trabalho preocupado com a saúde mental da equipe – onde há engajamento dos líderes em relação ao tema e sentimento de confiança por parte dos colaboradores. A GPMH utiliza avançadas ferramentas de neurociência e inteligência artificial para analisar o clima organizacional, fornecendo insights para a construção de uma cultura de trabalho saudável e produtiva.
É a primeira vez que a Bem participa dessa avaliação, uma novidade dentro das iniciativas do GPTW. A partir de métricas específicas, as empresas são classificadas em quatro estágios: elementar, operacional, estratégico e integral. Os participantes que atingiram um conceito mínimo para a certificação recebem uma, duas ou três es trelas. A Bem obteve duas estrelas, sendo posicionada no estágio estratégico.
A certificação atesta a importância de uma cultura que prioriza a saúde mental. Esse traço foi evidenciado durante o momento de crise climática vivido no Rio Grande do Sul. “Mesmo com a dificuldade enfrentada, nossos colaboradores demonstraram resiliência e confiança, o que se refletiu nos excelentes resultados da avaliação. Conseguimos oferecer o suporte devido e necessário em um momento crítico”, reforça Daniele Csaszar, coordenadora de Desenvolvimento de Recursos Humanos. Mais um reconhecimento nacional que reforça a consistência da Bem como marca empregadora.
Na trilha do respeito
Segurança e liberdade são elementos intrínsecos a um ambiente de trabalho saudável. Por isso, a Bem criou o curso Na Trilha do Respeito, que instrui a equipe sobre como identificar e denunciar casos de assédio moral e sexual no trabalho. “Esse conteúdo é importante e entendemos nosso papel social para reforçar, trazer conhecimento e incentivar denúncias, se necessário”, diz Thais Pagnussatt, analista de RH com foco em ações de treinamento e desenvolvimento.
A iniciativa é parte do Trilhar, programa de educação corporativa da Bem. Além disso, a empresa também possui o Bem Escuta, um canal de denúncias para receber as demandas dos trabalhadores.
Nos últimos anos, a Bem construiu uma sólida presença nas aferições do GPTW
– 6 x certificada pelo GPTW (desde 2019)
– 6 x GPTW RS (desde 2019)
– 5 x GPTW RJ (desde 2020)
– 4 x GPTW Mulher (desde 2021)
– 3 x GPTW Serviços Financeiros (desde 2022)
– 1 x certificada em Saúde Mental pelo GPMH (2024)