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As três rotas para o futuro

Materializada por meio de diferentes ações, a atenção ao ESG desponta como um dos principais norteadores da Bem Promotora


Bruno Fronza – Diretor Administrativo Financeiro da Bem Promotora
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por bem2030

A cultura de uma empresa deve ter a solidez como base. Mas não pode prescindir do dinamismo. É esse sentido de constante adaptação que irá mantê-la alinhada às demandas da atualidade. E uma das principais requisições do nosso tempo é o ESG.

Não à toa, a pauta da sustentabilidade está por trás de diferentes iniciativas da Bem Promotora. Nosso compromisso abarca os três eixos da sigla ESG, ligados aos temas ambientais, sociais e de governança. Ao longo dos anos, temos elaborado e praticado uma série de ações orgânicas, que reforçam elementos do nosso DNA e o modo responsável como conduzimos os negócios.

A governança, por exemplo, é um fator intrínseco ao crescimento exponencial registrado pela Bem na última década. Atualmente, contamos com uma estrutura robusta e inteligente, formada por conselhos administrativo e fiscal, além de comitês dedicados a áreas-chave da empresa. Todos têm sua atuação norteada por um Planejamento Estratégico dinâmico – revisado e calibrado em ciclos de diferentes cadências. Essa ferramenta, aliada às metas organizadas pelo sistema de OKRs (Objetivos e Resultados-Chave), nos mantêm conectados aos resultados e sempre em busca de melhorias contínuas.

Vale destacar a importância dessa retaguarda para a expertise alcançada pela Bem Promotora em um setor com altíssimo nível de legislações. Em 2024, pelo 4º ano consecutivo, nossa excelência regulatória foi reconhecida pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), ao obtermos nota máxima na auditoria conduzida pela Ernst & Young.

A aderência às normativas internas e de mercado é um assunto transversal, que não se restringe ao âmbito da diretoria e abrange as demais esferas da empresa. Garantimos esse envolvimento por meio de iniciativas como a Compliance Week, uma ação anual de atualização sobre os marcos regulatórios que mobiliza todos os departamentos.

A valorização das pessoas é outro eixo da filosofia corporativa da Bem – e dialoga de modo perene com as pautas sociais do ESG. Aqui, o destaque é o programa FeedBem, uma plataforma de reconhecimento de mérito entre colegas, cujo sistema permite a troca de pontos por benefícios ou produtos. O Feedbem, como contamos no início do encarte, foi de grande valia durante a crise climática vivida pelo Rio Grande do Sul. Nossos talentos puderam enviar seus pontos aos colaboradores atingidos pelas chuvas – em um ato de solidariedade que contribuiu para atenuar as perdas sofridas por essas pessoas.

Já no eixo ambiental, estamos fortemente comprometidos em reduzir o impacto de nossos processos. E alcançamos esse intento por meio da inovação. É o caso do programa paperless, criado para zerar a utilização de papel nas rotinas da Bem. Atualmente, utilizamos os meios físicos apenas em convênios que obrigam esse expediente. Os demais seguem um fluxo digitalizado, de ponta a ponta, mitigando o consumo de recursos naturais e a geração de resíduos. A mesma orientação é aplicada nos programas de descarte responsável de equipamentos eletrônicos.

Os exemplos citados acima fazem parte de uma vasta gama de movimentos praticados pela Bem para se conectar ainda mais ao paradigma ESG. Não existe governança sem o quesito social e sem o cuidado ambiental. Já está provado que esses temas guardam relação intrínseca com a performance e o resultado, elementos vitais para a continuidade do negócio. Nosso intuito, a cada dia, é criar oportunidades para seguir aculturando a equipe em relação à sustentabilidade. Muito mais do que um verniz à imagem da empresa, o ESG é um propósito. Como tal, desperta identificação e deve ser exercido com entusiasmo e afinco por pessoas preparadas e sabedoras da sua relevância.

As práticas integradas do ESG geram valor para todos – dos colaboradores aos acionistas, dos investidores à sociedade. Além disso, trata-se de um chamamento irrevogável. Se quisermos deixar um legado positivo às próximas gerações, devemos evoluir pelas três rotas traçadas por esse conceito. Na Bem, é por elas que estamos e seguiremos caminhando


Alinhamento em 360º

ESG foi a pauta central da 4ª edição da Compliance Week

Um dos eventos mais importantes do calendário da Bem é a Compliance Week. O encontro anual, pensado para reforçar a cultura de compliance entre a equipe, teve a sua 4ª edição em 2024. O tema central deste ano foi o ESG. A programação incluiu um bate-papo sobre a pauta com o consultor e escritor Julio Amorim, um especialista em ESG.
A proposta da Compliance Week foi destacar a presença do ESG em diversas ações da Bem. “Percebemos que muitas iniciativas já realizadas se encaixam no contexto de ESG, mesmo que não tenham sido criadas com base nesse conceito”, explica Ronaldo Ávila Jr., superintendente administrativo e de controladoria da Bem. Um exemplo citado por Ronaldo é o Programa SER, que coordena todas as políticas de diversidade e inclusão na Bem.

De modo geral, a Compliance Week busca conscientizar os colaboradores sobre a importância de alinhar as práticas do dia a dia às melhores práticas de governança e responsabilidade social e ambiental. “São pequenas ações que, quando somadas, geram um impacto muito positivo para a empresa, colaboradores e sociedade”, completa Ronaldo

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