4 perfis de PCDs para seguir nas redes
O paratleta goiano teve câncer cinco vezes. Numa delas, aos 17 anos, precisou amputar a perna. Mas não desanimou. Em 2022, ele chegou ao acampamento-base do Everest, saga mostrada no Canal OFF. Sua trajetória está no livro “Nascido para Vencer – Uma vida de Superações”.publicado em 2019.
Psicóloga, Tauani é portadora de epidermólise bolhosa, uma rara doença hereditária caracterizada pela formação de bolhas na pele a partir de qualquer atrito ou trauma. Ela compartilha experiências e faz questão de mostrar que a enfermidade não representa um limite. ativista da luta contra o capacitismo.
Ele se intitula “cadeirante raiz”. Com bom humor, o carioca fala de sua rotina desde que ficou paraplégico, aos 24 anos. Além dos desafios da vida de cadeirante, ele aborda a convivência com o Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). sobre essa condição.
Jornalista, palestrante, cega e mãe do Davi. É assim que Nathalia se descreve nas redes. Para ela, ser cega jamais foi um problema. Em seus perfis, busca desconstruir preconceitos sobre suas vivências e divulga dados sobre capacitismo. Também assina uma coluna no Terra.
4 podcasts sobre educação financeira
Eduardo Amuri, cofundador da Nossa – Escola para planejadores financeiros, descomplica temas relacionados a finanças e investimentos. A linguagem é simples, bem pé no chão. Autor de dois livros, “Dinheiro sem medo” e “Finanças para autônomos”, ele também chama para a conversa convidados de diferentes setores, da moda à saúde.
O podcast do grupo Globo aborda as novidades na economia nacional e mundial pertinentes, em especial, a pessoas físicas. Há episódios em que especialistas compartilham tudo o que é necessário saber sobre diferentes tipos de investimento, dos conservadores aos arrojados. Também apresenta dicas sobre como evitar e como lidar com o endividamento.
O consultor financeiro Marcelo d’Agosto responde dúvidas enviadas por ouvintes, sem enrolação, considerando possíveis variações do cenário brasileiro e internacional. As pautas incluem dicas práticas de finanças e a análise das melhores oportunidades de investimento. O podcast tem episódios diários de até cinco minutos.
Semanalmente, os apresentadores Charles Wicz e Lucas Pit vão a fundo em temas como bolsa de valores, economia e cenário político. Os apresentadores respondem perguntas dos ouvintes e abordam as pautas que estão em alta no contexto nacional de maneira descontraída, ainda que sem perder a profundidade. Cada episódio dura em média uma hora.
4 aplicativos para manter a saúde física e mental no trabalho
A vida profissional nos coloca diante de situações desafiadoras, nem sempre fáceis de lidar. Pior ainda se não tivermos com quem dividir isso. Nessas horas, a Viki pode ajudar. Ela é a IA do Vitalk, um app que oferece conversas virtuais sobre diversos assuntos – como estresse, dúvida, motivação e autoestima, entre outros. É um conselheiro de bolso.
Imagine se uma árvore morresse a cada vez que você pausa o seu trabalho e dá uma espiadinha no smartphone. O Forest propõe quase isso: quando o app é acionado, uma árvore começa a crescer. Mas ela morre se você fechá-lo. A ideia é manter o usuário focado e longe da procrastinação. O game direciona receitas para uma ONG de reflorestamento.
Longas jornadas de trabalho imersivo raptam a nossa mente e nos mantêm alheios ao mundo ao redor. Um dos reflexos disso é que podemos acabar nos esquecendo até mesmo de beber água na quantidade correta. O Water Reminder cria avisos sonoros para que você consiga bater sua meta diária de hidratação em qualquer situação.
Manter uma rotina de atividade física também pode ser um desafio, seja no escritório ou no home office. Mas o 7 Minute Workout está aí para otimizar o seu dia e permitir que você coloque o corpo para se mexer. O app cria rotinas de exercícios com diferentes intensidades, adaptadas ao tempo que você terá disponível na agenda.
4 livros sobre liderança feminina
As diferentes crenças e valores de millennials, baby boomers e outras gerações podem gerar conflitos no trabalho, o que preocupa as empresas. No livro, Cecilia Russo Troiano ajuda as lideranças a aproveitarem as singularidades, de modo a criar um espaço harmônico e uma rotina saudável e produtiva na organização.
Cristiana Xavier de Brito apresenta os perfis de dez mulheres brasileiras que são ou foram líderes em diferentes setores da economia e da política. A obra ressalta as qualidades destas personalidades, mostrando como superaram a desigualdade e o preconceito usando criatividade, resiliência e autoconfiança.
Como as mulheres chegam ao topo
A especialista em liderança Sally Helgesen e o coach best-seller Marshall Goldsmith compartilham 12 hábitos que ajudam as mulheres a receberem aumento, promoção ou empregos. Spoiler: não são os mesmos necessários no início das carreiras – nem aqueles usados pelos homens. Vale conferir.
Do nosso jeito – Mulheres, liderança e sucesso
Maureen Chiquet foi CEO da Chanel entre 2006 e 2017. O tempo à frente de uma das maiores casas de moda do mundo rendeu ensinamentos que ela compartilha na obra. Ela também aborda sua trajetória, com momentos inspiradores de virada.
6 produções audiovisuais para entender o metaverso
Você já se sentiu um figurante na vida? Esse é o dilema do protagonista de “Free Guy”, um personagem não jogável (NPC) de um game interativo. Mas a “vida” do caixa de banco interpretado pelo ator Ryan Reynolds muda completamente quando ele resolve tomar as rédeas de seu destino – e, de quebra, ajudar a salvar seu mundo no caminho.
Tron – Uma odisseia eletrônica
No filme original, de 1982, o Programa de Controle Mestre (MCP) da empresa ENCOM ganha consciência e planeja invadir os servidores da sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos e conquistar o planeta. Para evitar que isso ocorra, um engenheiro de software transporta-se para a realidade virtual.
Em 2045, um garoto pobre e outros competidores tentam achar um easter egg (senha ou referência escondida) no game de realidade virtual OASIS, uma simulação que praticamente substituiu a vida real. A chave foi deixada pelo criador do game, um bilionário recém-falecido. Quem encontrá-la ganha a propriedade do jogo. Para isso, entretanto, é preciso viver o mundo de verdade.
A saga protagonizada por Keanu Reeves mostra um mundo dominado pela IA, que mantém os humanos em letargia e vivendo numa simulação ilusória projetada em suas mentes. Mais do que um filme de sci-fi, Matrix é apontado como uma metáfora de conceitos budistas sobre a nossa realidade e se tornou referência até para debates espiritualistas.
A série da HBO transforma em “realidade” os cenários de videogames, permitindo que jogadores humanos se fantasiem e interajam com androides guiados por IA em um parque de diversões. Na primeira temporada, o ambiente recria o faroeste dos Estados Unidos. O enredo aborda possibilidades, riscos e limites do uso dessas tecnologias.
Ambientada em 2035, a série cômica vai fundo numa ideia já abordada em episódios de “Black Mirror”: a vida após a morte. Em “Upload”, é possível transportar a consciência de uma pessoa que está próxima da morte para um caríssimo paraíso virtual, onde ela continuará existindo e interagindo com quem ainda está vivo do lado de cá.