Quando a pandemia da Covid-19 surpreendeu o mundo corporativo e levou milhões de pessoas às pressas para o home office, a Bem Produtos e Serviços tinha uma solução na palma da mão. Isso porque a empresa já havia começado a estruturar uma política de home office em 2018. O projeto foi elaborado por um grupo multidisciplinar, composto pelas áreas de RH, Jurídico e TI. A fase piloto foi implementada em abril de 2019, quando 40 colaboradores de diferentes setores aderiram facultativamente ao modelo durante 180 dias. Eles puderam optar por trabalhar em casa em até dois dias da semana. Nesse período, receberam acompanhamento permanente e orientações sobre questões como ergonomia do espaço de trabalho e convivência familiar.
Ao mesmo tempo, a estrutura tecnológica foi preparada para o avanço do home office. A Bem deixou de adquirir computadores de mesa e passou a comprar apenas notebooks, formou um estoque de equipamentos, como fones de ouvido e câmeras, consolidou sua rede virtual privada (VPN) e buscou as melhores soluções em aplicativos de videoconferência para trabalho online em equipe. Medidas assim possibilitaram que a Bem migrasse cerca de 300 colaboradores para o home office em apenas uma semana quando a pandemia começou. “Sem essa antecipação, seria complicado evoluir de forma tão rápida”, destaca Cesare da Rocha, gerente de RH da Bem. Ainda assim, a transferência da força de trabalho para o modelo remoto trouxe desafios. Um deles foi a cibersegurança.
Como os colaboradores levaram seus notebooks da empresa para casa, os riscos de invasões e roubos de senha aumentaram. “Essa saída do ambiente controlado nos forçou a expandir nossa atuação em relação ao tema da cibersegurança”, confirma o diretor de TI Ricardo Nene. Nesse sentido, antivírus e firewalls, assim como a rede de VPN, foram reforçados para evitar contaminações nos dispositivos utilizados em casa, o que poderia afetar o data center da empresa. Além disso, ferramentas de criptografia foram instaladas nos notebooks, evitando a violação de dados em caso de furto. A saúde e a proteção da equipe não ficaram de lado. Foram enviados kits com álcool gel, máscaras e cards com orientações sobre o contágio a todos os colaboradores.
Publicado na 2ª edição da Revista 20/30. Baixe a versão digital aqui.