Desde 2019, a Bem integra a lista de Melhores Empresas para Trabalhar no Rio Grande do Sul, organizada pela consultoria global Great Place To Work (GPTW). Para compor seus rankings, o GPTW ouve quem vivencia a rotina das empresas: os colaboradores. Foi através da percepção positiva dos seus profissionais em relação ao ambiente de trabalho que a Bem conquistou mais três títulos em 2020 – dois deles inéditos. Além de manter-se na lista das melhores empresas gaúchas de médio porte, subindo do 37º para o 20º posto, a Bem ganhou os selos GPTW Rio de Janeiro e GPTW Mulher, este de âmbito nacional. As classificações são resultado dos princípios valorizados pela empresa e das ações realizadas para promovê-los – especialmente o ingresso na lista de Melhores Empresas para Mulheres. No ano passado, a equipe de Recursos Humanos lançou o Programa SER, uma iniciativa para incentivar a diversidade e a inclusão. Dentre os pilares trabalhados está o acolhimento e a evidenciação do sexo feminino no mercado. “Cientes das nossas práticas e políticas, entendemos que a inscrição nesse ranking temático seria natural e coerente. Acreditamos no que estamos fazendo”, conta Daniele Csaszar, coordenadora de Recursos Humanos.
Critérios de seleção
A conquista de uma posição nas listas, entretanto, não é tarefa simples. As empresas que se candidatam precisam passar por um processo de diagnóstico organizacional, avaliação Trust Index e consultoria de atuação. Segundo Brenda Khun Carvalho, consultora do GPTW que acompanhou os processos de certificação da Bem, o objetivo dessas etapas é identificar necessidades dos colaboradores e pontos passíveis de aperfeiçoamento dentro das companhias. No GPTW Mulher, existem ainda mais requisitos. É necessário que 15% do corpo de funcionários seja composto por mulheres, e que 15% delas ocupem posições de liderança. “Mais de 70% da nossa equipe geral é formada por profissionais do sexo feminino, e 61% dos cargos de gestão são ocupados por mulheres. Essa condição, então, não foi um desafio”, reflete Csaszar. A nota da empresa, que equivale a sua colocação nos Rankings, é definida com base nos resultados da pesquisa – que exige grau de satisfação dos funcionários superior a 70% – e na entrega de um relatório reunindo todas as políticas e práticas da organização para abraçar seus colaboradores. Em 2020, a Bem Promotora foi a 20ª colocada entre as melhores empresas de médio porte para mulheres em todo o país.
Cultura empoderada
Na visão da coordenadora de Recursos Humanos, a conquista apenas reforça as certezas da equipe em relação às ações desenvolvidas e indica que a empresa está no caminho certo. “O processo todo serve como termômetro da nossa cultura, gera adequações entre discurso e rotina, e ainda nos fornece uma ideia mais precisa sobre os padrões do mercado hoje”, comenta. E as ações voltadas para a parcela feminina do time não são poucas. Através do Programa SER, as colaboradoras têm acesso a lives, palestras e workshops sobre empoderamento, autoconfiança e capacitação dentro do mercado financeiro. Os meses de março, por exemplo, em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, são voltados exclusivamente para elas. “Este ano fizemos uma campanha interna afirmativa, em que cada profissional precisava reconhecer o seu próprio valor e entregar uma mensagem positiva e incentivadora para outra colega”, lembra a coordenadora. As dinâmicas do SER também incluem rodas de conversa e contação de histórias, onde são debatidas unicamente obras escritas por mulheres de diferentes realidades. Segundo Csaszar, a adesão é tão significativa que até homens têm procurado o Programa para entender melhor o universo feminino. “A nossa proposta, afinal, é estimular as discussões sobre estereótipos e o papel feminino na sociedade”, diz.
Vantagens de ser GPTW
75.000
É o número de pesquisas que o Great Place to Work aplicou em empresas do mundo todo para entender
os impactos gerados pela suas certificações
11x
Os resultados apontaram que as companhias que possuem o selo GPTW faturam até onze vezes mais do que a média do seu setor
Turnover
Apresentam metade do turnover voluntário em relação às suas concorrentes
61%
Geram 61% a mais de riqueza per capita
Publicado na 2ª edição da Revista 20/30. Baixe a versão digital aqui.