Home Inside Bem A consolidação no GPTW

A consolidação no GPTW

Bem renova certificações e volta a figurar nos rankings GPTW Mulher e GPTW RJ


Por Rodrigo Oliveira
2
por obile
gptw

As ações do Great Place to Work (GPTW) já são parte fundamental do calendário anual da Bem. Em 2021, a empresa obteve a certificação da consultoria pelo terceiro ano consecutivo. O objetivo do GPTW é promover a melhoria da cultura organizacional e do ambiente corporativo das organizações. Nesse sentido, a entidade utiliza um método próprio para avaliar o desempenho em relação a esses quesitos.  

A base do processo é uma pesquisa de satisfação com os colaboradores. Para ser certificada, uma empresa precisa atingir 70% de avaliações positivas entre a equipe. A Bem chegou a 88% no Rio Grande do Sul e 86% no Rio de Janeiro. Ao todo, mais de 4 mil organizações se inscreveram no programa de certificação em 2021.  

A etapa seguinte é a formação dos diferentes rankings de Melhores Empresas para Trabalhar, organizados pelo GPTW. Aqui, a consultoria analisa as políticas de capital humano e as práticas culturais.  

Isso inclui, por exemplo, iniciativas de combate à discriminação e promoção da diversidade — alguns dos pontos fortes da Bem. Outros fatores importantes são a receptividade dos talentos e a forma pela qual a empresa contribui com a sociedade. 

A força da inclusão  

Com base nessas avaliações, a Bem passou a fazer parte do ranking GPTW Mulher — um levantamento nacional. A lista classifica as melhores empresas para mulheres trabalharem no país. Em 2021, a Bem ficou em 17º lugar — três posições acima do desempenho de 2020 (20º).  

A 5ª edição do GPTW Mulher contou com 641 empresas inscritas, representando 741.665 funcionários. Foram 70 premiadas, sendo 35 de médio porte e 35 de grande porte. A Bem se enquadra na primeira categoria.  

Aqui, o destaque é o SER — o conceito que norteia as políticas de diversidade da empresa. Formado por cinco pilares (Mulher, Raça e Etnia, LGBTQIA+, PCDs e Gerações), o SER dá suporte a uma série de ações voltadas ao público feminino, incluindo palestras e rodas de conversa.  

Bi em dobro  

Já no GPTW RJ, a Bem emplacou outro bi — pulando da 33ª posição em 2020 para a 29ª em 2021. O bom resultado no Rio de Janeiro passa pelas políticas de acolhimento colocadas em prática durante a pandemia.  

Ações como o Boteco em Casa (uma live com apresentações musicais), aulas semanais de yoga e ginástica laboral online são exemplos de um direcionamento que ratifica o jeito Bem de ser. “Tudo foi cuidadosamente pensado e decidido em conjunto com os gestores de todas as áreas. Houve flexibilidade para adaptarmos as decisões às necessidades de cada um”, destaca Solange Ferreira, gerente operacional da Bem RJ.  

A Bem figurou no ranking do GPTW Rio Grande do Sul em 2019 e 2020. A lista de 2021 ainda não havia sido divulgada até o fechamento desta edição de 20/30. 

Relacionados

O portal Bem 2030 utiliza a tecnologia de cookies para coletar seus dados de navegação.
Isso nos ajuda no processo de melhoria da experiência online do usuário, garantindo uma maior personalização do conteúdo e dos anúncios publicitários. Estou ciente

Privacidade