Atrair e reter talentos estão entre os principais desafios do mercado. Não à toa, o conceito de employer branding (marca empregadora) vem ganhando destaque nesse cenário. Trata-se de uma estratégia de gestão da reputação de uma empresa como empregadora. A base do employer branding é o reforço da cultura e dos benefícios oferecidos aos time. A Bem, inclusive, está em plena fase de implementação desse conceito.
O planejamento começou com a participação de equipes de Recursos Humanos e Marketing, além de consultorias externas especializadas. “Para além da escassez de profissionais, existe uma dificuldade das empresas em encontrar conexão com os colaboradores. O employer branding surge como uma solução para isso”, conta Lucas Pierozan, head de estratégia e criatividade da agência de endomarketing iNÓSS, parceira da Bem no projeto.
O primeiro passo foi realizar um diagnóstico detalhado por meio de grupos focais com colaboradores de diferentes áreas, o que permitiu mapear as principais percepções sobre o ambiente de trabalho. A partir dessas discussões, a empresa identificou pontos de destaque, como a valorização do desenvolvimento profissional e o bem-estar do time, que são pilares na Bem.
Com isso, o trabalho embasou a reformulação dos processos de recrutamento e onboarding. O foco é oferecer uma experiência positiva aos candidatos e futuros colaboradores desde os primeiros passos. Na prática, o alinhamento ao employer branding promoverá uma revisita a toda a jornada do colaborador da Bem, incluindo o desenvolvimento e a progressão de carreira. O objetivo é reforçar, ainda mais, a solidez da identidade empregadora da Bem – e garantir um diferencial competitivo no processo de atração e qualificação de novos talentos.
Da ponta para o topo
O programa Prepara a Liderança chega ao seu segundo ano capacitando consultores de vendas da Bem para assumirem postos de liderança. A iniciativa utiliza cursos e workshops para desenvolver habilidades essenciais, como empatia e confiança. Da primeira turma, formada em 2023, pelo menos quatro promotores chegaram ao cargo de líder. “O programa ampliou minha compreensão sobre a liderança. Gostei tanto do treinamento que logo irei realizar uma pós-graduação em gestão de pessoas”, conta Luiz Fernando dos Santos, consultor de vendas em Taubaté (SP).