Home Negócios Imã de talentos

Imã de talentos

Estratégias de employer branding ajudam a Bem a qualificar a jornada dos colaboradores


0
por bem2030

Atrair e reter talentos estão entre os principais desafios do mercado. Não à toa, o conceito de employer branding (marca empregadora) vem ganhan­do destaque nesse cenário. Trata-se de uma estratégia de gestão da re­putação de uma empresa como em­pregadora. A base do employer branding é o reforço da cultura e dos benefícios oferecidos aos time. A Bem, inclusive, está em plena fase de implementação desse conceito.

O planejamento começou com a participação de equipes de Recur­sos Humanos e Marketing, além de consultorias externas especializa­das. “Para além da escassez de pro­fissionais, existe uma dificuldade das empresas em encontrar cone­xão com os colaboradores. O em­ployer branding surge como uma solução para isso”, conta Lucas Pie­rozan, head de estratégia e criativi­dade da agência de endomarketing iNÓSS, parceira da Bem no projeto.

O primeiro passo foi realizar um diagnóstico detalhado por meio de grupos focais com colaboradores de diferentes áreas, o que permitiu ma­pear as principais percepções sobre o ambiente de trabalho. A partir des­sas discussões, a empresa identifi­cou pontos de destaque, como a valorização do desenvolvimento profissional e o bem-estar do time, que são pilares na Bem.

Com isso, o trabalho embasou a re­formulação dos processos de recru­tamento e onboarding. O foco é ofe­recer uma experiência positiva aos candidatos e futuros colaboradores desde os primeiros passos. Na prá­tica, o alinhamento ao employer branding promoverá uma revisita a toda a jornada do colaborador da Bem, incluindo o desenvolvimento e a progressão de carreira. O objetivo é reforçar, ainda mais, a solidez da identidade empregadora da Bem – e garantir um diferencial competitivo no processo de atração e qualifica­ção de novos talentos.

Da ponta para o topo

O programa Prepara a Liderança chega ao seu segundo ano capacitando consultores de vendas da Bem para assumirem postos de liderança. A iniciativa utiliza cursos e workshops para desenvolver habilidades essenciais, como empatia e confiança. Da primeira turma, formada em 2023, pelo menos quatro promotores chegaram ao cargo de líder. “O programa ampliou minha compreensão sobre a liderança. Gostei tanto do treinamento que logo irei realizar uma pós-graduação em gestão de pessoas”, conta Luiz Fernando dos Santos, consultor de vendas em Taubaté (SP).

Relacionados

O portal Bem 2030 utiliza a tecnologia de cookies para coletar seus dados de navegação.
Isso nos ajuda no processo de melhoria da experiência online do usuário, garantindo uma maior personalização do conteúdo e dos anúncios publicitários. Estou ciente

Privacidade